Publicações
Livro
Correia, F. (2014) (Org.). Estado Mínimo. Escola Mínima. Funchal: CIE-UMa. (ISBN: 978-989-95857-5-1)
Tese e Dissertação
Correia, F. (2004). Inteligência Conectiva Formação e Desenvolvimento – Análise de um Programa de Formação de Professores. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade da Madeira. Funchal.
Correia, F. (2011). Internet – Sala de Estudo Virtual. Tese de doutoramento apresentada à Universidade da Madeira. Funchal: Universidade da Madeira;
Artigo em revistas com arbitragem científica
Correia, F. (2008). Professores e tecnologia: apreender a gerir uma nova ferramenta de aprendizagem. Diversidades, 2, 7 (pp. 22 e 23); S/ISSN
Capítulos de livros
Correia, F. (2015). A Tecnologia e o Sonho da Mudança. In N. S. Fraga & A. F. Kot-Kotecki (Org.). A Escola Restante (pp. 89-99). Funchal: CIE-UMa. (ISBN: 978-989-95857-6-8);
Correia, F. (2014). Formar Professores no Presente para uma Escola do Passado – Gestão de Contradições. In F. Correia (Org.). Estado Mínimo. Escola Mínima (pp. 114- 121). Funchal: CIE-UMa. (ISBN: 978-989-95857-5-1);
Correia, F. (2013). Escola Pública: Espaço Privilegiado de Inovação Pedagógica (?) In A. Mendonça (Org.). O Futuro da Escola Pública (pp. 47-60). Funchal: CIE-UMa. (ISBN: 978-989-97490-4-7);
Correia, F. (2012). A utilização da internet como espaço de aprendizagem. In A. V. Bento (Org.). A escola em tempo de crise. Oportunidades e constrangimentos (pp. 268-274). Funchal: CIE-UMa. (ISBN: 978-989-97490-2-3);
Correia, F. (2011). A internet como auxiliar no estudo. Relato de uma investigação etnográfica. In C. N. Fino (Org.). Etnografia da Educação (pp. 283-302). Câmara de Lobos: O Liberal. (ISBN: 978-989-95857-4-4);
Correia, F. (2009). Computadores na escola: ferramenta para a mudança ou “mais do mesmo” com máscara tecnológica. In L. Rodrigues & P. Brazão (Orgs.). Políticas 23 Educativas: Discursos e Práticas (pp. 403-413). Funchal: CIE-UMa; ISBN: 978-989-95857-2-0
Correia, F. (2008). Aprendizagem colaborativa. In A. Mendonça & A. V. Bento (Orgs.). Educação em Tempo de Mudança (pp. 253-260). Funchal: CIE-UMa; ISBN: 978-989-95857-0-6
Comunicações em colóquios, congressos e encontros académicos
“A Inovação Pedagógica como pilar na construção duma escola democrática”, comunicação proferida na cidade de Santa Cruz no II Encontro da Educação – Contributos para uma Escola de Referência, realizado a 29 de maio de 2015
“A tecnologia ampliando os espaços de aprendizagem”, conferência proferida na Escola Básica e Secundária de Gonçalves Zarco, no Funchal, no âmbito das III Jornadas Pedagógicas Gonçalves Zarco, Escola para Todos, realizadas a 6 e 7 de fevereiro de 2015;
A tecnologia e o sonho da mudança na escola”, conferência proferida no X Colóquio CIE-UMa, A Escola Restante, que decorreu a 4 e 5 dezembro de 2014; ·
“Formar Professores no Presente para uma Escola do Passado – Gestão de Contradições”, comunicação proferida no IX Colóquio CIE-UMa, Estado Mínimo, Escola Mínima, que decorreu a 24 e 25 de fevereiro de 2014;
“Escola Pública: Espaço Privilegiado de Inovação Pedagógica (?) ”, conferência proferida no VIII Colóquio CIE-UMa, O Futuro da Escola Pública, que decorreu a 6 e 7 de dezembro de 2012;
“A utilização da Internet como Espaço de Aprendizagem”, comunicação proferida no VII Colóquio CIE-UMa, Escola em Tempo de Crise, que decorreu a 5 e 6 de dezembro de 2011;
“A Internet como auxiliar no estudo, relato de uma investigação etnográfica”, comunicação proferida no VI Colóquio DCE- UMa, Etnografia da Educação, que decorreu a 6 e 7 de dezembro de 2010;
“Computadores na escola: ferramenta para a mudança ou “mais do mesmo” com máscara tecnológica”, comunicação proferida no IV Colóquio CIE/DCE- UMa, Políticas Educativas: Discursos e Práticas, que decorreu a 4 e 5 de dezembro de 2008;
“Novas Tecnologias no Ensino: um meio de promover o sucesso escolar”, comunicação proferida na Conferência organizada pelo núcleo “B” de estágio de informática da Escola Secundária Jaime Moniz, a 30 de janeiro de 2008;
“Aprendizagem colaborativa”, comunicação proferida no III Colóquio DCE- UMa, Educação em Tempo de Mudança, que decorreu a 6 e 7 de dezembro de 2007;
“A Formação Contínua de Professores na Construção da Mudança”, participação no Painel “Construir a Mudança”, no VI Congresso dos Professores da Madeira que se realizou a 20 e 21 de maio de 1999
“A Formação Contínua de Professores na RAM”, comunicação proferida no encontro “Análise e Debate dos Currículos da Educação em Artes Visuais” realizado pela Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual a 5 de março de 1999;
“O Apoio Educativo aos Deficientes Motores na Região Autónoma da Madeira”, comunicação proferida nas Jornadas “Escola para Todos”, realizadas no Funchal de 20 a 23 de fevereiro de 1995;
“O Aluno Deficiente na Escola”, ação para pessoal auxiliar realizada na Escola Preparatória e Secundária do Estreito de Câmara de Lobos a 22 de dezembro de 1993;
Apresentação de um vídeo e comunicação no Seminário “Novas Tecnologias na Educação Especial com o tema “LOGO – Uma Experiência com Deficientes Motores na Região Autónoma da Madeira”. Universidade Técnica de Lisboa / ISEF – 29, 30 e 31 de março de 1988;